Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EXERCÍCIOS PROVOCATIVOS

Como orientar e proteger jovens que iniciam precocemente a prática de esportes e atividades físicas
Todo tipo de atividade física que praticamos, desde uma simples caminhada até uma maratona desgastante, configura-se num exercício provocativo, ou seja, num exercício passível de lesão. Segundo o fisioterapeuta Dr. Nivaldo Baldo, especialista em tratamentos de atletas em geral, “o exercício provocativo pode ser provocativo para você e pode não ser para outra pessoa”. O condicionamento físico, a intensidade e o número de repetições da atividade são as variáveis que determinam se o exercício é ou não provocativo.

O assunto fica mais sensível quando é levado para o universo infantil. Os cuidados com as crianças devem ser redobrados, pois elas estão em fase de crescimento. Os jovens necessitam de orientação adequada dos pais e dos profissionais da saúde para um desenvolvimento físico e mental saudáveis. Seja no balé, na ginástica olímpica ou no futebol com os amigos, as crianças precisam ser orientadas.

A fisioterapeuta Dra. Tatianna Faro, especializada em aparelho locomotor no esporte, explica que a presença do fisioterapeuta no trabalho com as crianças iniciantes em atividades físicas é muito importante para evitar lesões devido o conhecimento teórico e prático dos profissionais em anatomia e biomecânica. Por isso a relevância do fisioterapeuta e dos outros profissionais da saúde no acompanhamento esportivo.
Fonte: crefitosp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário